Jeitinho Brasileiro

A Petrobras torna – se a segunda maior multinacional da América Latina, além de já ser uma das maiores petrolíferas do mundo, mas para mim a grande questão não é essa (não estudo economia) e sim como um pais que está tão próximo do primeiro mundo, tem também uma raiz no terceiro.

As principais empresas brasileiras se tornaram maiores quando a iniciativa privada tomou conta delas ou quando o governo deixou de indicar aliados para cargos de chefia. Isso deixa a impressão que só com cobrança as coisas acontecem no Brasil.

Claro que a educação é sofrível e de certa forma ela “engessa a um desenvolvimento intelectual”, porém esse “jeitinho brasileiro” é uma das coisas que mais me irritam nesse pais, e parece que se tornou quase uma obrigatoriedade a todos!

Essas situações do tipo “passa na frente que ninguém esta vendo”, “joga no chão já que não tem lixo mesmo”, “já que ela esqueceu de cobrar, também vou esquecer de pagar não é?”, entre muitas outras.

Fica aqui um desabafo lembrando que esse autor muitas vezes não foge dessa “síndrome da última hora”, embora não faça isso de forma predominante.

6 comentários:

Anônimo disse...

Abaixo o jeitinho brasileiro! Levar vantagem em detrimento dos direitos alheios não é a melhor forma de se conseguir as coisas. Vale lembrar o velho ditado popular: Tudo que vem fácil, vai fácil.

Andréia Félix disse...

Não vejo o 'jeitinho brasileiro' assim. lembro que numa aula sobre o livro 'O sargento de milicias' que tive com um professor muito foda, falamos mto sobre isso. Na verdadem encaro essa expressão como aquele 'quem nao tem cão caça com gato', sabe? É aquele jeitinho de tentar tirar vantagem, não necessariamente de uma forma ruim, claro! É aquele 'dou um jeito nisso', 'a gente reaproveita aquilo' e, assim, nunca sair perdendo...vejo assim..

Thata_Cunha disse...

Fala a verdade, todo mundo sempre usa o "jeitinho" para alguma coisa ... é inevitável!!

Mas, pode ter certeza de que eles vão sofrer com as consequências ..


b-jo

Aline disse...

"Estudante de jornalismo preucupado em não parecer apenas um estudante de jornalismo" o nariz, né, babe?

Camila Caringe disse...

Um comentário à parte do post.
(tá passando Criança Esperança e é impossível não lembrar de você com todo amor e carinho, meu amigo)

Te amo!

Magno Nunes disse...

Ahhh sei lá....
Tá um tempo nublado...se o jeitinho brasiliano desse pra deixar o sol mais biito eu queria...